CAPÍTULO VI – PAZ


"Eu e minha casa serviremos ao Senhor!"

6. A PAZ DO SENHOR

“Estabelecerei paz na terra; deitar-vos-eis, e não haverá quem vos espante o sono” (Lv 6:6);

“Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz” (Nm 6:26);

“Sejam de ferro e de bronze os teus ferrolhos, e, como teus dias, durará a tua paz” (Dt 33:25);

“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Rm 14:17);

“Ora, o Senhor da paz, ele mesmo, vos dê continuamente a paz em todas as circunstâncias. (2 Ts 3:16);

“Ao entrardes numa casa, dizei antes de tudo: Paz seja nesta casa! (Lc 10:5).

A paz do Senhor! Esta frase, com o passar do tempo, tornou-se meramente uma gíria no meio cristão. Paz do Senhor, A paz, Paz, e já não é raro verificarmos pessoas simplesmente levantando uma das mãos. A paz do senhor tornou-se um mero cumprimento, algo, como um bom dia.

A paz do Senhor é um desejo? Uma saudação? Os dois? O que é paz? Onde esta a paz? Como alcançar esta paz? São perguntas que nem sempre fazemos, ou simplesmente quando fazemos não nos interessamos com afinco em buscar a resposta.

6.1. A PAZ

O alvo de todas as filosofias antigas era à busca da serenidade, da tranqüilidade, a mente quieta, e, isto não mudou no mundo atual.
A idéia básica de paz resume-se então em ausência de dor física e da preocupação da mente. Se não temos dor ou qualquer preocupação estamos em paz.

6.1.1. SHALOM – Hebraico

O que a palavra de Deus nos fala sobre paz? Paz é a tradução da palavra hebraica shalom.
Shalom significa paz, e, como paz é traduzida na maior parte das referencias em nossas Bíblias.

A palavra shalom tem um significado muito rico e profundo no Antigo Testamento, onde aparece centenas de vezes em diferentes formas. Ela traz a idéia de perfeição, bem-estar, inteireza, integridade, felicidade, harmonia interna e saúde. A palavra incorpora todos os aspectos da vida, inclusive físico, mental e espiritual, sob o ponto de vista individual, coletivo ou nacional.

Para o hebreu, a saudação Shalom implicava integralidade, totalidade, e um desejo de que os que estavam sendo saudados tivessem saúde física e os recursos espirituais para preencher as suas necessidades.

Shalom significa tudo quanto contribui para o bem do homem. Entre nós, paz passa a ter um significado um pouco negativo, significa principalmente a ausência de guerra e de problemas.

6.1.2. EIRENE – Grego

No grego a palavra paz – eirene- descreve a serenidade, a tranqüilidade, o perfeito contentamento da vida totalmente feliz e segura.

“Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro” (Sl 4:8).

Eirene significa bem estar total, algo que faz o bem estar supremo do homem. Esta paz sempre tem a ver com as relações pessoais: a relação do homem com ele mesmo, com o próximo e a relação com Deus. Essa é a paz nascida da reconciliação. A paz é uma bênção espiritual, física e, material. É uma bênção temporal e eterna. Ela fala de um bem-estar completo. Descreve a perfeição dos relacionamentos.
É neste ponto que queremos chegar: relacionamentos.

Eirene é a palavra da amizade humana. Nos dias de hoje, o que mais vemos são pessoas interessadas na destruição dos relacionamentos. Conseqüentemente não há paz entre os homens.

“Aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcançá-la” (Sl 34:14).

Em outras palavras faça tudo para endireitar o relacionamento com seu próximo. Eirene é a palavra do relacionamento certo entre uma nação e outra. Também é a palavra do relacionamento certo entre o homem e Deus.

Percebemos então que paz é muito mais do que um estado negativo (uma situação ruim) onde os problemas cessaram temporariamente. Descreve a saúde do corpo, o bem-estar e a segurança, a perfeita serenidade e tranqüilidade, uma vida e um estado em que o homem tem um relacionamento perfeito com o seu próximo e com Deus.

No Novo Testamento a palavra paz, eirene, ocorre oitenta e oito vezes e em todos os livros. O Novo Testamento é o livro da paz. Verificamos que a saudação mais comum nas cartas é “Graças a vós outros e paz”.

De onde vem esta paz? A paz provém da fé. A paz provém da certeza da sabedoria, do amor e do poder de Deus. Provém de apostar sua vida na fé de que aquilo que Jesus disse a respeito de Deus é verdadeiro.

A paz provém da fé que age. A vida cristã tem em primeiro plano a atividade intensa, e, como pano de fundo, uma passividade sábia em que o cristão descansa em Deus.

6.2. O QUE É PAZ?

A paz é o relacionamento certo em todas as esferas da vida: no lar, entre as nações, na igreja, entre as pessoas, nas decisões a serem tomadas.
A paz é o novo relacionamento entre o homem e Deus. Temos paz com Deus, porque mediante Jesus Cristo estamos num relacionamento certo com Ele.

“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5:1).

A paz é o relacionamento completamente novo que Jesus Cristo possibilitou entre o homem e Deus.

Em 1 Pedro 3:11 temos a orientação de: “busque a paz e empenhe-se por alcançá-la”.

Em 2 Pedro 3:14: “empenhai-vos por serdes achados por ele em paz”.

Este buscar significa fazer da paz o objeto de todos os nossos esforços. Perseguindo até alcançar, como um caçador atrás de sua caça, com todo zelo, desejo e entusiasmo.

A paz que consiste em relacionamentos certos não se obtém de modo fácil e automático, mas quando a desejamos de todo o coração e a buscamos com toda a nossa mente, usando todas as nossas faculdades para achá-la e mantê-la, Deus abre a Sua mão e a dá abundantemente. Pois esta sempre foi sua intenção.

“Poucas coisas adornam e embelezam mais a profissão de fé cristã do que exercitar e manifestar o espírito de paz – A.W. Pink”.

Publicado por Pr. Wilson

cumprindo a carreira que me foi proposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: