MENTE NOVA, GENTE NOVA! UMA ESCOLHA, UMA DECISÃO.


MENTE NOVA, GENTE NOVA!

UMA ESCOLHA, UMA DECISÃO.

 

Samuel Marçal

 

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. ” Rm. 12:2

“E, assim, se alguém está em Cristo, É NOVA CRIATURA; as coisas antigas já passaram, eis que se fizeram novas. ” 2 Cor. 5:17

 

INTRODUÇÃO

          Bem-vindos ao mundo moderno. Ao mundo da geração das pessoas que dominam o conhecimento.

Bem-vindos ao mundo onde PARECER é mais do que SER. Aqui é o seu lugar. Use a roupa que quiser; fale o que quiser falar; não engula tudo o que dizem para você sobre o que é certo ou errado; questione sempre, afinal não é porque alguém é mais velho que significa que sabe mais que você. Os pais hoje não entendem seu contexto. Existem pessoas “melhores” para te dar conselho.

Bem-vindos ao mundo onde casamento, divórcio, família são apenas momentos e circunstâncias; aqui você pode ter certeza que a qualidade de vida é mais importante do que se manter junto de alguém. Afinal você não é escravo de suas escolhas.

Bem-vindos ao mundo da autonomia. Aqui você não precisa prestar conta do que faz e do que não faz. Ninguém precisa tomar conta da sua vida. Ninguém paga suas contas; você sabe o que fazer. Aqui você tem apoio.

Bem-vindos ao mundo onde você escolhe seu sexo. Não é como você nasce; é como você se sente. Escolha entre as várias opções, ou apenas seja um simpatizante. É você quem decide.

Bem-vindos ao mundo do aplicativo. Aqui você pode concentrar em um aparelho a santidade da bíblia, a distração das redes sociais, a confidência do WhatsApp e as imagens proibidas enviadas ou pesquisadas. Mas fique sossegado, você controla e apaga o histórico quando quiser. Ninguém vai “haquear” sua senha. E todo mundo faz isso mesmo…

Sim, meus queridos! Bem-vindos ao mundo onde tudo é permitido. Ao mundo das cores fortes, do som alto, da frequência de grave. Aqui temos vários nomes…Lolapaloosa, Tomorrowland…o que quiser. Nesse nosso mundo o sexo é livre, as drogas são aceitas, ninguém te acha esquisito mesmo se você for CRENTE! Fique tranquilo, não precisa ser segredo que você vai à igreja de CRENTE. Lá também está cheio de gente hipócrita. Lá muitas coisas se parecem com a gente.

Bem-vindos ao mundo que não precisa de lição de moral; que não precisa de limites; que não precisa de regras.

Bem-vindos ao mundo que não precisa de Deus!

Pareceu estranho para você começar a ler um texto cristão com essa introdução? Na verdade, isso é o que sendo gritado nas ruas. O grito da mídia e da nossa geração. Um grito que quer calar uma voz que incomoda. Uma voz que fala em um sussurro, mas que alcança a alma e que coloca lágrimas em olhos que estão cansados de ouvir O GRITO. Esta é a voz de Jesus!

Queridos, quero investir um tempo pensando juntos com vocês sobre se é possível experimentar uma mudança de mente em meio a um cenário desses. Nos dias de hoje é possível conhecer, experimentar e viver a METANOIA, a mudança de mente que transforma uma pessoa?

 

UM JOVEM E SUA HISTÓRIA

Quem escreveu estes textos que estamos usando como base foi um homem chamado Paulo. Paulo de Tarso. Mas seu nome de batismo era Saulo. Saulo era um jovem fariseu (cidadão romano) que consentia com a morte de cristãos (Atos 7:54-60). Desde sua juventude, Saulo entendia que se tratava de um povo que merecia ser dizimado, afinal o que este povo ensinava e pregava não tinha nada a ver com o que ele acreditava ser a verdade. Aquele povo falava de coisas que não pareciam ter sentido.

Saulo decide comandar e conduzir perseguições contra aquelas pessoas, que eram chamados de Cristãos, ampliando a região de perseguição mais e mais.

No meio dessa perseguição, gente gritando; homens e cavalos; disposição para assassinar… Saulo ouve uma voz em meio a um clarão. Seu cavalo se assusta. Saulo, um jovem experiente, liderando homens dispostos a matar. Saulo, um jovem corajoso e cheio de conhecimento, ele tem “certeza” do que está fazendo.

Saulo, um excelente cavaleiro, se assusta e cai do cavalo; seus comandados ouvem um som, veem uma luz. Saulo ouve uma voz e fica cego!

 

SOBRE LUZES E VOZES. SOBRE SENSAÇÕES

                    Vamos fazer uma pausa na história de Saulo e conversar um pouco sobre as luzes e as vozes que contribuem para uma METANOIA.

Os sentidos sempre foram importantíssimos para a vida. E conhecermos as linguagens predominantes para perceber e se comunicar com as coisas ao seu redor, é vital. Estudos separam em 3 perfis predominantes no ser humano. Perfil Auditivo, Visual ou Cinestésico. Resumidamente estes perfis são assim:

A pessoa com predominância do canal visual é ligada na beleza e estética, em formas e detalhes. Ela fala muito rapidamente porque as imagens se sucedem em sua mente como um filme. Entre o prático e o bonito, a pessoa visual sempre escolherá o bonito. É uma pessoa obcecada por arrumação e ordem.

A pessoa com predominância auditiva, não dá grande valor às aparências, mas sim ao bom papo, bom senso e inteligência. São equilibradas e estão sempre prontas a discutir os problemas, pois acreditam na lógica dos argumentos.

Apreciam músicas com letras bem elaboradas, que passam uma mensagem consistente. Para ter certeza de alguma coisa, o auditivo precisa ouvir do contrário, não acreditará.

A pessoa com predominância do canal cinestésico prefere conforto à beleza e busca sempre o bem-estar, o prazer e o aconchego. Este tipo de pessoa precisa ser abraçada, tocada, beijada para que se sinta amada. Ela prefere nadar, pisar na areia, estar junto da natureza.

Deus criou o homem à sua imagem e semelhança e você já sabe disso…claaaaroooo…. Todo mundo sabe disso. O mundo inteiro sabe disso. Exatamente por este motivo o mundo (e aqui estou falando do contexto que nos cerca) usa todos os recursos possíveis para se comunicar na sua linguagem.

Existe uma forma que você usa com mais intensidade para se comunicar. Deus conhece isto em você. Satanás também conhece. E se você não conhecia, agora está sabendo. Então, comece a perceber o que tem te alcançado a ponto de trazer você até aqui. Aqui neste evento, e aqui neste ponto da leitura.

Você procura algo? Está esperando uma resposta? Quer ver para crer? Está esperando ouvir algo que te convença ou sentir algo que te faça diferente? Isto pode acontecer, mas isto não é o tudo.

Pense comigo sobre qual deve ser a intenção quando alguma coisa se comunica com você por áudio, vídeo ou despertando suas sensações. Todos estes estímulos tem uma intenção clara, para o bem ou para o mal. A intenção é levar você a tomar uma decisão. Qualquer que seja.

Estamos na era das grandes Raves, dos grandes shows, dos grandes ajuntamentos. A propaganda é riquíssima. Cores, imagens, sons e a promessa de sensações que você jamais experimentou. Uma avenida de novidades e as pessoas comentam: “Nunca VI nada igual”. “Que loucura aquele som, nunca OUVI nada igual”, “Nunca SENTI nada como aquilo”, “Aquilo MEXEU comigo”.

Aí vem a tomada de decisão: “Tenho que voltar”, “Você Precisa ir também”.

Perceba que a tomada de decisão tem como reforço uma obrigação: Eu tenho. Você precisa.

Estas percepções estão em nas artes, esportes, cultura, literatura, religiões, movimentos sociais, mídia, etc.

Podem se lembrar da música do encontro do ano passado?

“We are brave”…. Quem estevem em Brasília no encontro LED MGM 2015 vai se lembrar. Esta música funcionou como uma âncora para todo o evento, antes e depois também. É uma forma de percepção.

 

O QUE ISSO TEM A VER COMIGO?

Sim, o que isto tem a ver com o “ser” nova criatura e com o “me transformar pela renovação da minha mente? ”

Tem a ver com tudo e tem tudo a ver com você. Sim! Um dos grandes motivos que tem limitado as pessoas de viverem uma vida plena com Jesus é o fato de que as elas estão procurando uma resposta, uma sensação uma visão que as convença de uma verdade. De qualquer verdade.

Apesar de Jesus dizer que é a verdade (Jo. 14:6), muitos não entenderam isto.

A verdade é que em primeiro lugar você precisa de Deus e precisa se conhecer. Saber quem você é. Saber contar a sua história.

De onde você veio? Quem é sua família? Quais são suas dores e alegrias? Do que você gosta e o que você quer que Deus faça em sua vida?

Por que você parece ser tão firme, conhecedor de tudo e tem resposta para tudo; mas seu travesseiro está cheio de lágrimas; seu carro conhece seus gritos e seu chuveiro disfarça a água que insiste em correr pelo seu rosto muitas vezes?

No texto de 2 Cor. 2:17, Paulo está falando que existem coisas velhas. Verdade, elas existem. Mas quando elas ficaram para trás, passam a ser lembrança. São apenas referência e lição. Quer dizer que seus pecados, erros, traumas, dores e feridas não têm força para te impedir de ter uma vida plena em Jesus. Quando você decide colocar estas coisas frente a frente com Jesus elas se tornam velhas.

Quando você toma a decisão por ter Jesus em sua vida, elas passam a ter outro significado. Se fazem novas! Estas coisas não dirigem você mais. Ao olhar para elas agora o que seu coração e sua mente dizem é: – Uau! Vejam o que Deus fez. Me curou. Restaurou minha vida e meu passado nem me acusa nem me dói mais. Eu posso respirar ar puro! Eu me sinto limpo/ limpa. Eu tenho vida!

Opa! Eu disse “Paulo” ali acima? Mas quem é Paulo?

Ah! Para saber quem é, vamos voltar a história de quem ERA Saulo.

 

DE VOLTA PARA O FUTURO

                Bem, quando demos uma pausa na história de Saulo, ele tinha acabado de cair do cavalo. Sim, as vezes para reconhecermos quem Jesus é precisamos ser derrubados do nosso cavalo também. O conhecimento, o foco no resultado, a ansiedade por fazer o que eu “acho que é certo” podem levar você para bem longe daquilo que Deus já planejou para sua vida. Isto pode ter te colocado numa condição do “cego que tudo vê”. Saulo estava assim.

Foi preciso que Jesus, neste encontro, falasse e Saulo ouvisse; foi preciso que Saulo ficasse cego para que pudesse ver; foi preciso que um tombo o fizesse sentir dor, quem sabe até vergonha (o orgulho sempre quer deixar a gente sobre o cavalo), Foi preciso alguém pegar sua mão e guia-lo. Alguém que orasse por ele e tocasse seu rosto.

Seus sentidos foram alcançados por Jesus. Aquele encontro falou com ele em todos os sentidos! Logo depois daquele encontro Saulo não usou mais seu nome Judeu, ele decidiu usar seu nome Romano, Paulo. Foi uma maneira de ele dizer: – O que eu fazia não faço mais. Eu agora sou dAquele a quem eu perseguia. Eu o conheço porque ele me conhece e já não sou mais o mesmo. EU SOU UMA NOVA CRIATURA!

Quando Jesus teve um encontro com Saulo Ele sabia que o seu passado o levaria para o futuro. Paulo! Esse era seu nome. E agora todo o peso do passado serviria para o levar a ser um revolucionário no futuro a ponto de Paulo reconhecer que a vida que ele tinha era Jesus vivendo nele. Seu futuro tinha sido alterado por Jesus naquele encontro. Naquele encontro enquanto estava cego, Paulo se voltou para o seu futuro e entendeu o que iria acontecer. ELE VIVERIA UMA VIDA NOVA. ELE SE TORNOU UMA NOVA CRIATURA!

 

MAS O QUE JESUS QUER DE MIM?

                Veja este texto de Max Lucado, com base em Marcos 1: 40-44:

ÁS VEZES FICO PENSANDO…no homem que sentiu o toque compassivo de Jesus. Ele faz uma aparição, apresenta um pedido e recebe um toque. Mas aquele toque mudou sua vida para sempre…

Penso nesse homem porque, nos tempos do Novo Testamento, a lepra, ou hanseníase, era a doença mais temida. Essa enfermidade transformava o corpo numa massa de úlceras e matéria de decomposição. Os dedos se curvavam e torciam. Pedaços da pele perdiam a cor e exalavam mau cheiro. Certos tipos de hanseníase destruíram terminações nervosas, levando à perda de dedos das mãos, dos pés e até do pé ou mãos inteiras. O leproso morria aos centímetros.

As consequências sociais eram tão severas quanto as físicas. Considerado contagioso, o leproso ficava em quarentena, banido numa colônia de leprosos. Nas Escrituras, o leproso é o símbolo do derradeiro proscrito: infectado por algo que não procurou, rejeitado por seus conhecidos, evitado pelas pessoas que não conhecia, condenado a um futuro que não podia suportar…

O toque de Jesus não curou o doente, é bom dizer. Mateus tem o cuidado de mencionar que foi o pronunciamento de Jesus, e não seu toque, que eliminou a doença…

A infecção foi banida por uma palavra de Jesus. A solidão, porém, foi tratada por um toque de Jesus. Jesus tocou os intocáveis do mundo.

Sabe, as vezes você não acredita no toque de Jesus. Talvez por isso as cores do mundo, os sons e as sensações atraem sua atenção. Parece ser mais fácil ceder aos estímulos propostos pelos prazeres passageiros do que se relacionar com um Deus que garante a eternidade e um relacionamento onde TODOS os sentidos e toda a linguagem podem ser atendidos, porque Jesus quer te transformar por inteiro.

    Acontece que é a sua mente quem precisa de cura. No caso do leproso podemos perceber que foi ele quem se aproximou de Jesus. Já não importava o que ele carregava. Ele queria ser novo! Mas a briga foi na sua mente em primeiro lugar. Ele precisou se convencer de que valia a pena se aproximar de quem poderia curar sua lepra. Ele não se viu curado! Ele não se “conformou” àquela situação. “Não! Não vou ser mais um leproso. Não quero parecer como um, nem me comportar como um”, ele pensou. Sua mente estava sendo transformada com isso. E ele experimentou a sensação de SER uma NOVA CRIATURA.

 

CONCLUSÃO

                O que Jesus quer de você? Ele espera que você tome uma decisão. Que comece aí na sua mente. Que os estímulos que falam a sua linguagem te levem para perto dele. Que você tome uma decisão porque você ouve, vê, sente. Porque você pode perceber o quanto depende dEle.

                Sua MENTE deve ser RENOVADA para que você se torne NOVA CRIATURA. Para isto, é preciso que você queira e que decida SER. Decida mudar, decida ter o encontro e ser tocado para nunca mais ser quem era. SIM! Isto é possível pelo poder de Jesus.

                A decisão é sua, a mudança é com Ele. Com Jesus em sua vida, sua mente será renovada, transformada, e você será novo em folha. Isso não é um processo automático e imediato, mas, consecutivo, sempre repleto de Graça e Misericórdia, e para sempre!

                Tome a decisão!

Publicado por Pr. Wilson

cumprindo a carreira que me foi proposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: