Nós temos a mente de Cristo!


Nós temos a mente de Cristo!

Rafael Fernandes

“E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.
Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória. Mas, como está escrito: as coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. ”
(1 Coríntios 2:1-16)

 

Introdução

O que vêm na sua cabeça ao pensar sobre o significado de “nova mente”? O que é ter uma mente nova? Conhece alguém que a possui? Então o que seria ter uma mente velha? Poderíamos pensar que ter uma mente nova é estar conectado com o mundo e seus avanços, com a tecnologia, e possuir muito conhecimento. Mas não é disto que estou falando, quero falar sobre um conhecimento que não nunca envelhece, é sempre vivo e mais do que isso! Transforma!

Ter uma nova mente é ser diferente. É acreditar que há uma sabedoria maior do que a deste mundo. É isto que Paulo deseja mostrar para a igreja de Corinto através desta carta. Aquelas pessoas estavam vivendo de forma egoísta, imoral e vaidosa. Apesar de conhecerem os caminhos de Deus, não estavam seguindo-o de verdade. Paulo busca lembrá-los quem são, a quem pertencem, o propósito de Deus e a ação do Espírito Santo como único capaz de gerar a verdadeira transformação em nós.

Então pare para pensar, nossa história não é diferente. Apesar de haver uma quantidade consideravelmente grande de jovens dentro das igrejas, notamos que as decisões, atitudes e testemunho destes jovens continuam equivocadas e em muitas situações, desastrosas. Temos uma geração de jovens cristãos despreparados para tomar decisões importantes e mesmo assim não abrem mão de suas próprias convicções e sabedoria.

Essa palavra surge diante da necessidade de buscarmos conhecer como podemos ter uma mente transformada em um mundo tão atraente. Essa carta é para nós, deixe que ela te renove!

 

Sabedoria Humana

Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada. ” (1 Coríntios 2: 6)

Os irmãos da igreja de Corinto competiam entre si tentando mostrarem-se superiores aos outros. Os coríntios tentavam aliar-se com um pregador ou outro, criando partidos rivais. Eles se achavam sábios, cheios de conhecimento e espiritualidade. Egoísmo e orgulho cegavam-nos para suas verdadeiras necessidades espirituais. Eles baseavam-se nas aparências intelectuais.

Antigamente ter acesso aos estudos era algo muito difícil, ou seja, o saber era limitado há poucos. Atualmente o conhecimento tornou-se acessível para todos. Tiramos nossas duvidas em menos de 1 minuto no famoso “google”, andamos com um computador no bolso (celular), pagamos nossas contas em casa, falamos com nossos amigos, compramos roupas e até nos “tele transportamos” pelo Skype, se comunicando com o mundo inteiro através da internet. A tecnologia vem avançando dia-após-dia. Somos a geração do conhecimento, pois nunca o mundo esteve tão evoluído e inteligente como hoje, assim, você necessita atualizar-se constantemente.

Quantos já se sentiram diminuídos por estarem em um lugar onde você não sabe nada sobre o assunto abordado? Ou até mesmo quando lhe perguntam a sua opinião em assuntos atuais que exigem um conhecimento e você não o tem? É importante lembrar-se da exaltação e busca por mentes inteligentes que é uma realidade no meio dos jovens. Afinal, quem não quer ser um jovem inteligente?

Os jovens hoje em dia julgam-se mais sábios, inteligentes e conhecedores. O mundo tem pregado uma sabedoria humana “libertadora”. A sabedoria humana diz:

  • Você já é maior de 18 anos, não precisa dar satisfação de sua vida para seus pais;
  • Para quê se guardar para o casamento, você precisa fazer um “teste drive” antes;
  • Não deixe ninguém passar na sua frente, seja sempre o primeiro;
  • Você não precisa de ninguém ditando o que você deve ou não fazer;
  • Sacie os seus desejos enquanto você é jovem;
  • Eu cheguei até aqui com o meu esforço, o meu dinheiro, o mérito é todo meu;

Apesar de parecerem modernos, descolados e legais, a palavra de Deus diz que esta sabedoria se reduz em nada. Por mais seguro que você esteja em tomar uma decisão baseada na sabedoria humana, ou seja, na escolha da maioria, na opinião do seu artista ou ídolo preferido, ou no seu grupo de amizade, sua decisão pode corresponder a nada, por que a sabedoria deste século não possui nenhum valor diante da sabedoria de Deus.

 

Sabedoria de Deus

“Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória. ” (Coríntios 2: 7-8)

Os coríntios exaltavam a sabedoria humana. Em contraste, Paulo demonstrava que tanto o meio de salvação que Deus escolheu (crucificação de Cristo) quanto o povo que Deus salvou contradiz a sabedoria humana.

Percebe-se então que a sabedoria de Deus é totalmente contrária à humana. E ela é para todos, porém não são todos que a possui. Também não a conquistamos de um dia para outro. A verdade é que essa sabedoria é conquistada e vivida em uma busca e longa caminhada com Jesus.

“Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. ” (Tiago 1: 05)

A sabedoria de Deus não está em uma vitrine com preços altos. Ela não pode ser comprada. Pois, somente por meio do Espírito Santo é que temos acesso a ela.

Há muitos jovens que estão metendo os pés pelas mãos em decisões erradas, mas a verdade é que todos querem fazer boas escolhas. Entretanto, poucos se submetem à direção do Espírito. Se você deseja viver os planos de Deus para sua vida, você necessita permitir que Ele esteja no controle para não errar e se frustrar. A sabedoria de Deus é a chave que garante o acerto das suas decisões.

Hoje a maior preocupação dos jovens é com o seu futuro. Preocupações como: com quem irá se casar, qual curso vai fazer, onde irá trabalhar etc. Tudo isso se resume em uma grande busca em ser bem-sucedido em suas escolhas e viver contente. Se você quer ser bem-sucedido na sua vida espiritual, familiar, ministerial e profissional, baseie-se na sabedoria de Deus e comece a viver a partir de hoje o melhor dEle para sua vida.

Se você avaliar as decisões erradas que já te fizeram sofrer até aqui, você vai constatar que essas decisões foram tomadas, não pela voz de Deus, mas pelas suas próprias convicções. A sabedoria de Deus consiste nos princípios estabelecidos em sua palavra e em instruções nas tomadas de decisão que temos.

Os príncipes deste mundo, que eram tidos pela sociedade como os mais sábios da época, crucificaram O Senhor da glória. E assim como eles, você pode se considerar muito sábio, porém pode estar crucificando O Senhor da glória dentro de você. Por isso, pare de fazer burradas, tentando tomar o controle de sua vida ou achando que sabe o que é melhor para você. Se continuar nesse caminho, você fará escolhas desastrosas que comprometerão o seu futuro.

 

Espírito Santo, o revelador da sabedoria de Deus

“Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. “ (1 Coríntios 2: 10-13)

A trindade Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo é revelada em nós. E nossas escolhas e atitudes estão totalmente relacionadas à nossa mente, desde escolhas pequenas do dia-a-dia, até escolhas mais importantes da vida, como aceitar a Jesus!

Há uma grande diferença entre aqueles que são governados pelo Espírito de Deus e aqueles que são conduzidos pelo próprio espírito humano. Você pode crer em Deus, aceitar o sacrifício de Jesus na Cruz, porém, se não tiver um relacionamento com o Espírito Santo, suas atitudes não irão convergir com o que você acredita.

Então, não podemos discernir as maravilhas do Espírito sem tê-lo. E como podemos ter uma mente transformada sem ter o transformador dentro de nós? Assim, Deus concedeu a todos o seu Espírito para nos ensinar, consolar, estimular, conduzir e conhecer os seus segredos.

 

Capacidade de ouvir a voz de Deus

“Mas, como está escrito: as coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. ” (1 Coríntios 2: 09)

O grande problema dessa geração é a incapacidade de ouvir a voz de Deus. Estamos como homens naturais, dando total vasão à sabedoria humana e tapando os nossos ouvidos, nossos olhos e o nosso coração para aquilo que o Espírito Santo está nos dizendo, nos mostrando e nos fazendo sentir.

Quando você está escutando música com fones de ouvido e sua atenção vai para algo que você está vendo na tela do computador, você pode escutar uma faixa de música inteira e não se lembrará de qual música estava tocando, pois por mais que a música estivesse ecoando em seus ouvidos, sua atenção estava naquilo que você estava vendo.

Da mesma forma é você quando se atenta apenas para as coisas que se vê nesse mundo, anulando a voz de Deus, que nunca esteve mudo, mas sempre falando com você. Nós recebemos o Espírito de Deus e não desse mundo, isso significa que Ele sempre esteve se comunicando conosco, por mais que nossa atenção esteja em outras coisas, Ele nunca esteve calado. Se quisermos reestabelecer o melhor de Deus para nossas vidas, precisamos dar atenção para o que Ele está dizendo.

Feche seus olhos para este mundo e escute o que Deus tem para dizer a você.

 

Uma Mente transformada

Experiências pessoais com Deus, através do Espirito Santo, muda profundamente a vida das pessoas. Isso acontece porque, por alguns instantes, o Espirito Santo recebe de nós atenção absoluta. Assim como foi com Pedro. Quando ele negou a Jesus, as pessoas diziam que ele se parecia com um discípulo, mas dentro de si Pedro julgou que não valeria à pena mais segui-lo.  Após sua experiência com o Espírito Santo, Pedro já não apenas parecia um discípulo de Cristo, mas agora sua mente e coração estavam em Cristo!

O Espirito Santo está à procura de jovens que desejam ardentemente recebê-lo e permitam que Ele faça uma transformação verdadeira em suas vidas.

Há também aqueles que já tiveram grandes experiências, mas continuam com as mesmas práticas, não mudam seus pensamentos, opiniões e estilo de vida, mas sabem que devem mudar. Precisamos aprender a permanecer nEle. Ele não quer apenas encontrar-se com você uma vez na semana, de mês em mês ou de ano em ano nos encontros de jovens. Ele quer te direcionar no seu dia-a-dia; falar com você nos simples momentos da sua vida, seja em uma sala de aula, ou em uma roda de amigos, seja assistindo um filme no cinema ou comendo um Big Mac. Não importa o que você esteja fazendo, Ele está com você, e quer conversar como um amigo e não como alguém distante.

Para cada decisão importante que você toma, o Espírito Santo de alguma forma se move em você. Pode ser na paz que Ele te dá quando a decisão é a vontade dEle, ou no incômodo que se sente quando a decisão é errada. Temos passado por cima dessas percepções sem dar o devido à sua direção.

 

A Mente de Cristo

Todos os jovens têm alguém como referencial. E todos nós conhecemos e admiramos pessoas cultas, inteligentes e cheias de conhecimento que nos espelhamos e queremos um dia falar como essas pessoas, andar como elas, pensar como elas e viver como elas.

E apresento a vocês alguém que é maior do que qualquer pessoa inteligente, maior do que qualquer conhecimento, sabedoria e filosofia. Ele é Jesus Cristo! A própria sabedoria e o próprio conhecimento, Ele é o maior e único. Não perca tempo baseando sua vida neste mundo, mas baseie-se na verdade. Em sua vida deve haver apenas um único ídolo, único adorado, único exemplo, único Senhor e Rei.

O inimigo tenta corromper essa geração de jovens, ele pode estar dominando sua mente há muitos anos, governando seus pensamentos e atitudes, ou até mesmo rodeando sua mente, procurando uma brecha para entrar, mas ele será derrotado a partir do momento que você souber quem você é!

“Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. ” (1 Coríntios 2: 16)

SABEDORIA
MUNDO DEUS
Você tem uma mente suja! Você tem a mente de Cristo!
Você é indigno! Você tem a mente de Cristo!
Você não é amado! Você tem a mente de Cristo!
Você precisa descobrir algo novo! Você tem a mente de Cristo!

 

A partir do momento que você entende que sua mente é a mente de Cristo você entende quem você é e o Deus que você serve.

O mundo carece de jovens educados, humildes, sinceros, verdadeiros, puros e quebrantados, que louvam a Deus em espirito e em verdade. Que anunciem o evangelho e vivam verdadeiramente a palavra de Deus. Que amem como Jesus amou. Perseverantes, valentes, corajosos, e fiéis que estejam vivendo em santidade. Buscando saber a sua verdadeira identidade em Jesus e conhecendo aquele a quem você serve.

 

Conclusão

Em meio a uma geração que caminha para o pecado, você pode decidir hoje deixar a sua própria sabedoria e receber a verdadeira sabedoria. Deus quer levantar uma geração de jovens que, antes de tudo, simplesmente O escute. Deus pode começar uma obra contínua na sua vida se você decidir ouvi-lo a partir de hoje. Por isso, é tempo de rejeitar a sabedoria humana, fechar os olhos para aquilo que está tirando a nossa atenção da voz de Deus e abrir o nosso coração para o que Deus tem para nos falar.

Saiba quem você é em Cristo Jesus, sem dúvidas do seu chamado e legado. A transformação de mente começa no simples ato de se render e permitir que o Espírito Santo inicie uma linda obra em sua vida, desde seus pequenos pensamentos até os mais altos. Porque nós temos a mente de Cristo!

Publicado por Pr. Wilson

cumprindo a carreira que me foi proposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: